A criança vítima de ofensa sexual
“A criança vitimizada sexualmente costuma não conseguir falar sobre os abusos sofridos, pois isso gera grande ansiedade decorrente da vergonha, sentimento de culpa, medo de ser punida ou, ainda, medo de ninguém acreditar nela.
O segredo desperta um intenso sentimento de solidão e, principalmente, a crença de que o abuso nunca será compreendido por outra pessoa, portanto, a vítima pode permanecer em silêncio e em sofrimento por longos anos de sua vida.
Entretanto, aquilo que não é posto em palavras começa a se manifestar por meio de diversos sinais e sintomas: a crianças podem apresentar uma mudança súbita de humor, agressividade ou apatia não justificável, medo de ficar com algumas pessoas específicas ou pessoas de determinado gênero, podem apresentar um interesse exagerado em tocar no próprio corpo de forma intima, entre outros. Esses sintomas, associados a outros indícios, podem sinalizar que a criança está vivenciando uma situação abusiva”. (SILVA, 2011, p. 37)
Trecho retirado do livro:
Silva, Alessandra Rocha Santos. O segredo da Tartanina: um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil. Pompeia: Universidade da Família, 2011.