Disfunção erétil
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (2014 p. 426) a disfunção erétil (ou transtorno erétil) é conceituada como sendo a dificuldade para obter ereção durante a atividade sexual, para manter a ereção até o fim da atividade sexual ou quando há a diminuição acentuada na rigidez erétil.
A principal característica da disfunção erétil (DE) é a falha repetida em obter ou manter ereções durante as atividades sexuais com parceira(o), porém seu diagnóstico só é passível de realização quando ocorre por um período mínimo de seis meses e quando ele causa acentuado sofrimento ao homem.
Felizmente há inúmeros tratamentos para a DE, que sempre devem ser avaliados por um(a) urologista. Entretanto, muitas vezes é necessário que a psicoterapia sexual seja combinada ao tratamento médico, isso porque a ocorrência da DE muitas vezes traz consequências negativas à autoestima do homem, além da ocasiona a perda da autoconfiança e possíveis comportamentos de esquiva diante da atividade sexual.
Se você ou seu parceiro estão sofrendo com esta disfunção sexual (DS) não hesitem em buscar ajuda! Como disse anteriormente, há inúmeros tratamentos disponíveis para esta disfunção!
Fonte:
Texto por: Fernanda Bonato
Psicóloga – CRP 08/10.734