Pós-graduação em Sexualidade

 em Cursos em sexualidade

Começo de ano e muitas pessoas buscam iniciar um curso de formação e/ou atualização profissional.

Mas falando em sexualidade poucos são os cursos que são oferecidos no Brasil de Pós-graduação na área da sexualidade e que contam com um corpo docente que efetivamente trabalha na área.

Por isso resolvi fazer este post informando quais cursos eu considero interessantes de serem feitos pra você que busca uma formação profissional na sexualidade, medicina sexual ou sexologia (como melhor desejar nomear).

Eu fiz um curso entre os anos de 2013 e 2014 na Faculdade de Medicina da USP que era coordenado pela Profª Drª Carmita Abdo, porém este curso foi extinto e transformado num curso de aperfeiçoamento profissional (falarei sobre estes cursos num outro post).

Fato é que ele era incrível e me deu uma base teórica MUITO boa para trabalhar com psicóloga especialista em sexualidade.

Eu separei 6 Pós Graduações que eu considero muito boas para aquelxs que desejam ter esta formação.

O primeiro deles é a Pós-Graduação oferecida pela Faculdade de Medicina do ABC. Esta pós é modular e tem a duração de dois anos com aulas presenciais sempre em um final de semana por mês em Santo André/SP, aos sábados das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h.

Quem quiser mais informações o link é: http://www.fmabc.br/noticias/31-pos-graduacao/lato-sensu/340-curso-de-especializacao-em-sexologia

A segunda delas é a Pós Graduação que será oferecida pela primeira vez pela Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil em conjunto com o Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades (CEGES) aqui em Curitiba.

O motivo de eu divulgar esta pós, mesmo sendo ela recém-formada, é porque eu confio demais nos profissionais que estarão coordenando e ministrando as aulas. By the way eu serei uma das professoras, responsável por três módulos desta pós, que será presencial e terá duração de 9 meses (obs. importante: ela é reconhecida pelo MEC)

Quem quiser mais informações é só clicar: http://www.ceges.com.br/formacao

A terceira delas é na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e se chama Pós – Graduação Lato Sensu em Sexologia Clínica e tem como coordenador o Prof. Médico ginecologista Ricardo Cavalcanti, um dos maiores especialistas no assunto.

No site há a informação de que a pós tem duração de 18 meses, com aulas que são divididas também de maneira modular e uma carga horária de 400h, incluindo atividades presenciais e extra-classe.

Mais informações no link: http://www.cesex.org/page5.aspx

A quarta pós é a oferecida pelo Instituto Paulista de Sexualidade (Inpasex).

Esta pós, chamada Especialização em Sexologia Aplicada + Terapia Sexual – Presencial e EaD – 2019, não tem caráter modular, um seja, tem uma ordem cronológica que faz link entre as matérias oferecidas.

Uma diferença das demais é que ela pode ser feita a distância (EAD) ou de maneira presencial.

Mais informações:https://www.inpasex.com.br/esa-2019/#como-acontecera-o-curso. Se quiserem uma percepção mais objetiva procurem por “Psicóloga – Caroline Busarello Brüning” no instagram https://www.instagram.com/explore/locations/306713499503090/psicologa-caroline-busarello-bruning/. Esta psicóloga incrível de Blumenau fez a pós e com certeza poderá dar um feedback sobre ela 😉

A quinta é a pós oferecida pela Unisal, chamada terapia Sexual, que tem entre seus xs professorxes, Ana Canosa.

Ela tem duração de dois anos e o link para informações é: https://unisal.br/cursos/terapiasexual/

Outra Pós é a oferecida é a da Universidade Positivo, aqui em Curitiba.

Esta é uma pós-graduação relativamente nova e era o único no sul do país até a pós-graduação da qual serei professora ser lançada.

Ela também tem duração de 2 anos e mais informações podem ser obtidas aqui: https://universidade.up.edu.br/pos-graduacao/sexualidade-humana/

Caso queiram uma percepção de quem está fazendo falem com a minha amiga Adriane Mussi que com certeza poderá ajudá-los com um feedback sobre esta pós.

Por fim, estava tentando encontrar o link a pós que era oferecida pela UFRJ chamada “Gênero e Sexualidade”, mas descobri que a Universidade não tem aberto turma :-/

Acabou que encontrei esta daqui “SEXUALIDADE, GÊNERO E DIREITOS HUMANOS”, na Universidade do Estado do Amazonas. Ela é presencial, formada por 24 módulos e quem quiser mais informações é só clicar http://cursos3.uea.edu.br/curriculo.php?cursoId=307

Nem todas estas Pós-Graduações estão com prazos de inscrições abertas, porém mesmo assim achei importante partilhar.

Postagens Recomendadas
Mostrando 15 comentários
  • Dorcas
    Responder

    Boa tarde. Muito obrigada por essa informação. Estava perdida. Porém gostaria de saber se só tem uma EAD mesmo? E se vc conhece outras EAD que são boas. Obrigada.

    • Prazer em Saber
      Responder

      Infelizmente desconheço nenhuma EAD

  • Tay
    Responder

    Não consegui encontrar informações sobre essa pós do CEGES…abriram uma turma em 2020?

    • Prazer em Saber
      Responder

      Abrirá no segundo semestre

  • Tay
    Responder

    Não consegui encontrar informações sobre essa pós do CEGES…abriram uma turma em 2020?

  • Natasha Louise
    Responder

    Olá, obrigada pelas informações, estava atrás de pós nessa especialidade. Só uma pergunta, você sabe me informar se são multiprofissionais? Sou enfermeira, e algumas apontam para públicos específicos.

    • Prazer em Saber
      Responder

      A maioria é voltada p/ profissionais da saúde, então acho que você conseguiria sim fazer as pós graduções

  • Priscila
    Responder

    Conhece o curso do IEPOS ??
    Eles possuem estágio supervisionado no Hospital Pérola Byington em SP

    • Prazer em Saber
      Responder

      não conhecia… Muito obrigada

  • Mariana
    Responder

    Sabe dizer algo sobre a pós graduação da CBI of Miami ?

    • Prazer em Saber
      Responder

      O corpo de professores(as) é maravilhoso!!!!!!

      • Livia
        Responder

        Entre a pós do CBI miami e a pós do inpassex. Qual vc prefere?
        Quero começar em 2021, porém acho que a do inpassex acabaram as vagas… então mesmo a de miami sendo mais longa, pensei em fazer mesmo assim.

        • Prazer em Saber
          Responder

          as duas são ótimas!!!!

  • Carolina
    Responder

    Abrirá turmar no CEGES em 2021?

    • Prazer em Saber
      Responder

      Não sei te dizer… Mas liga lá e conversa com eles 🙂

Deixe um Comentário