SUÍÇA APROVA LEI QUE CRIMINALIZA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA
Um movimento iniciado ainda em 2017 resultou num grande avanço jurídico e social na Suíça na última semana no que tange direitos humanos e busca pela igualdade entre todxs, independente da orientação sexual.
Após uma série de agressões a homossexuais em 2017 começou um movimento social e ativista no país para a mudança de leis no combate contra a homofobia e transfobia, numa medida chamada de “Norma anti racista”.
Estas mudanças começaram a gerar frutos jurídicos e legais no final de 2018, quando o país promulgou uma lei que criminaliza a homofobia e a transfobia.
Segundo Mathias Reynard, ativista que organizou todo este processo de mudança legal, a promulgação da lei promove uma mensagem ao mundo de que “homofobia não é opinião, como o racismo. É uma violação.”.
Agora, no último dia 29 de janeiro, foi determinada a pena para o crime de homofobia e transfobia em Suíça.
Com 110 votos a favor, 60 contra e 5 abstenções a lei determina que quem agir de maneira criminosa no que tange a homofobia e transfobia poderá ser detido por 3 anos.
Isso é um imenso avanço a Suíça, país que ainda não legalizou o casamento entre gay e lésbicas, nem mesmo o processo de adoção para pessoas que simplesmente amam pessoas do mesmo gênero.
Fonte:
https://revistaladoa.com.br/2014/06/noticias/cura-gay-arquivada/