Transtorno da dor gênito-pelvica

 em Disfunção sexual, disfunção sexual feminina

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), também chamado de DSM 5, a dor gênito pélvica é uma disfunção sexual é caracterizada por uma “Dificuldade marcante para ter relações/penetrações vaginais (Critério A1) pode variar desde incapacidade total para experimentar penetração vaginal em qualquer situação (p. ex., relação sexual, exames ginecológicos, inserção de absorvente interno) até a capacidade para experimentar facilmente a penetração em uma situação, porém não em outra. Embora a situação clínica mais comum seja aquela em que a mulher é incapaz de experimentar relação sexual ou penetração com um parceiro, pode também estar presente a dificuldade para fazer exames ginecológicos necessários.”
Os principais sintomas estão relacionados a:
* Dificuldade e/ou incapacidade de penetração vaginal durante a relação sexual.
* Sentimento de dor na vulva, na vagina ou na área pélvica intensa durante a relação sexual vaginal ou nas tentativas de
penetração.
* Sentimento de medo ou ansiedade intensa de dor vulvovaginal ou pélvica em antecipação a, durante ou
como resultado de penetração vaginal.
* Tensão ou contração acentuada dos músculos do assoalho pélvico durante tentativas de
penetração vaginal.
Há tratamento para esta disfunção sexual, que na maioria das vezes é interdisciplinar, podendo envolver médicxs que inúmeras especialidades, como GO, urologia, endocrinologia, médicx da família, assim como terapeuta sexual e fisioterapeuta pélvicx.
Na figura acima há apenas alguns dos sintomas que são possíveis de serem observados no ínicio do transtorno da dor gênito pélvica, porém é válido lembrar que aqui é um ig que tenta trazer educação sexual, então NADA SUBSTITUI UMA(UM) PROFISSIONAL ESPECIALIZADX!
Busque ajuda, sempre! Não há porque sofrer se há possibilidades de tratamento…. E antes que eu me esqueça, nenhum pênis tem arame farpado…É apenas uma imagem, com uso de marketing que tenta mostrar a dor de muitas pessoas diante da sexualidade

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário